domingo, 24 de fevereiro de 2008

Autêntica lotaria

Perdemos na Sertã por 3-2. Num campo que mais parece uma caixa de fósforos, não nos conseguimos adaptar às reduzidas dimensões, que apenas beneficia quem nele treina.
Mas enfim, estávamos avisados que seria difícil jogar futebol naquele campo, que para ajudar, ainda tivemos contra, um relvado sintético rápido e bolas super leves, que transformava qualquer remate, de qualquer zona do campo, em possível golo.
Apenas nos podemos lamentar das condições que favoreciam o Sertanense, mas só isso, porque era nossa obrigação conseguir contrariar essa vantagem, e nas ocasiões em que fomos capazes de pôr em prática o nosso futebol, não fomos felizes, com várias bolas nos postes e oportunidades flagrantes impossíveis de falhar.
Mas é futebol, custa bastante perder em quatro ou cinco remates que o Sertanense fez, mas foi mais feliz e a felicidade que já por várias vezes nos sorriu, desta vez não esteve connosco.
Foi mais um passo no crescimento dos meninos, que experimentaram o sentimento da derrota, num jogo em que de futebol teria pouco, mais talvez, um jogo de tiro ao alvo.
Paciência, o campo era o mesmo para as duas equipas, a bola também, a sorte é que não...
Não será este percalço inesperado que nos vai desmotivar ou afectar no nosso objectivo.



17. Jornada 23.02.2008
---------------------------------------------------------------
CA Fundão B - Paúl 5:3
Belmonte B - AD Estação 1:3
Desportivo B - Casa Benfica C.Br. 8:0
Sertanense B - Sp.Covilhã B 3:2
Folga - Valongo B

Tabela Pl. w d l Pts. Golos Diff.
1 Sp.Covilhã B 15 13 0 2 39 94 : 19 75
2 Desportivo B 15 12 0 3 36 70 : 21 49
3 AD Estação 15 11 1 3 34 83 : 21 62
4 Valongo B 15 9 1 5 28 78 : 34 44
5 Sertanense B 15 8 1 6 25 52 : 41 11
6 Belmonte B 15 5 0 10 15 29 : 79 -50
7 Paúl 16 4 1 11 13 55 : 54 1
8 CA Fundão B 15 3 0 12 9 33 : 68 -35
9 Casa Benfica C.Br. 15 1 0 14 3 16 : 173 -157

8 comentários:

Anónimo disse...

Pois é meus amigos….
Fomos “fritos” na Sertã, num “campo” que mais parecia uma gaiola, espaço pequeno e ainda por cima com um muro e rede a toda a volta. Os nossos miúdos não conseguiram libertar nem sequer uma amostra da sua categoria. Mas futebol é assim mesmo, no próximo sábado a história será sem dúvida diferente.
Quem esteve ao melhor nível foi sem dúvida a claque, apesar da distância (e do resultado), não poupou esforços no apoio aos miúdos.
Força INFANTIS B do SCC.

Anónimo disse...

Num campo pequeno e murado, torna-se complicado desenvolver o jogo habitual de passes entre os jogadores e aproveitamento dos espaços. Com bolas mais leves e que fugiam no piso, não era muito fácil controlar as jogadas. Infelizmente, os miudos não se conseguiram adaptar ás condições existentes e acabaram por perder. O que mais dói é ver a tristeza deles, sendo necessário alguma persistência para alguns levantarem a cabeça.
Há mais jogos para realizarem e a possibilidade de ganhar, desde que continuem a lutar pela vitória mantêm-se. Vamos levantar a cabeça e ganhar o próximo jogo.
Por outro lado, também gostaria de deixar um comentário acerca do que foi dito anteriormente. Todos nós somos treinadores, mais que não seja de bancada. As opções como é de calcular são diferentes, não somos iguais e temos pensamentos diferentes. No entanto, não nos podemos esquecer que nós apenas estamos/vemos os miudos ao sábado, enquanto os treinadores estão com eles durante a semana e apercebem-se de coisas que nós não vemos.
É necessário deixá-los trabalhar, independentemente de por vezes haver quem ache que se deveriam ter tomado outras opções. Quando os treinadores tomam uma opção, pensam no que é melhor para a equipa, procurando satisfazer os miudos e dar oportunidade a todos consoante os adversários que se defrontam.
Quando se está a ganhar, quer-se sempre mais vitórias - é normal que assim seja. Caso se perca, com elementos que não sejam os "habituais titulares", torna-se dificil levantar o seu moral (há sempre quem pense que com outros não aconteceria).
Não estou aqui a defender os treinadores, porque eles não precisam.
O mais importante é nós continuarmos a apoiar os nossos filhos em todas as ocasiões.
Em todas as equipas, há jogadores bons e jogadores medianos e é da boa coexistência entre eles, que se consegue fazer uma equipa boa. Haverá sempre os que jogam mais e os que jogam menos, mas a função do treinador é procurar motivar todos, para atingirem um objectivo.
Crescerem a todos os niveis, para serem cada vez melhores, tanto no desporto como no dia a dia (escola e em casa).
Caso queiram continuar o seu percurso de futebolistas, de certeza que ao longo da sua vida irão passar por fases boas e fases más. O importante, é que nós pais estejamos ao lado deles, para os apoiar em todos os momentos.
Por fim uma palavra, para os jogadores. Não é por terem perdido um jogo, que deixam de ser os melhores para mim. Continuem a dar o máximo e a tentar-se superar. De certeza, que ainda vão ganhar muitos jogos, mas alguns terão de perder.
Um abraço do vosso amigo Nuno Pombo

Anónimo disse...

Perdemos um jogo ,mas não o campeonato,por isso continuem a lutar pelos vossos objectivos.Nós a familia e os amigos estaremos sempre ao vosso lado a dar-vos apoio incondicional e a puxar pela equipa quer estejam a ganhar ,quer estejam a perder,pois vocês para nós serão sempre uns campeões e ficamos tristes quando perdem ,não própriamente pela derrota,mas pela tristeza que vos invade.
E PARA OS INFANTIS B NÃO HÁ NADA,NADA,NADA.............................TUDO

Anónimo disse...

Pensando no futuro dos jogadores, mas acima de tudo no futuro dos homens deste País, é "apenas" uma questão pertinente...!!!


Afinal como devemos encarar o desporto?

- a curto prazo(o dia de hoje)?
- a medio prazo (a próxima epoca)?
- a longo prazo (futebol de 11)?

O que pretendemos com o desporto?

- formar Homens
- formar futebolistas
- um misto dos dois


Mas como solucionar todas estas questões?

Será que um jovem futebolista desenvolve os seus atributos "apenas" treinando, mas não competindo (ou pouco)?

Será que quando o treinador precisar, desse mesmo jogador a resposta deste será igual, em duas situaçoes distintas (jogar com regularidade ou de vez em quando). Provavelmente nessa altura o treinador acaba por "perder" um jogador.

Da mesma maneira que um sistema táctico é feito em função dos jogadores (caracteristicas), também um treinador só o é, porque tem jogadores, senão vejam quantas vezes é que um presidente prefere despedir uma equipa, a despedir um treinador? Nunca, o primeiro a sair é o treinador. Logo o treinador só o é, enquantos os jogadores quiserem. NÃO É O CASO, apenas um exemplo comparativo.

Bem sabemos que não há dois jovens iguais, cada um de nós é diferente do outro, mas numa equipa não haverá complementos (ou pelo menos deveria haver), não estará aqui presente o companheirismo e o acreditar no outro. Todos são importantes desde que se sintam úteis, porque ser útil implica estar presente, nas acções da equipa.


Afinal o que é o treinador?

O treinador é um modelo, para os seus jogadores, todas as emoções sentidas, posturas, comportamentos, discursos, reacções e atitudes se reflectem de certa forma nos seus jogadores, por isso sempre que um treinador toma decisoes influencia de certa forma os seus jogadores, senão reparem, se um treinador toma decisões num certo sentido, mas o faz repetidamente, não será normal que um jogador faça o mesmo?

Ex. decisões de treino ou convocatórias, no caso de um jogador ele poderá ser influenciado a decidir sempre da mesma forma dentro de campo, optar pela jogada individual em prol da colectiva.


Naturalmente que um jogador, sabendo que não está ao nivel dos outros, tem os seus niveis motivacionais diminuidos, como encarará ele o treino sabendo que tem poucas hipoteses de jogar, mesmo que convocado, mantem-se na dúvida sobre o seu valor, pois nem sempre joga mesmo estando "preparado/disponivel" para o fazer.

O Culto da Vitória, é demasiado antigo, mas merece ser debatido tal a sua importancia.

Será que só as vitórias motivam?
Será o mais importante?
Qual a sua importancia?
Não deveremos olhar a meios para atingir este fim?
Apenas é uma consequencia do trabalho feito?

Naturalmente todos gostamos de ganhar e ninguém joga para perder!!!


Não é meu objectivo interferir no trabalho que está a ser realizado, nem pretendo respostas para o que aqui questiono, apenas peço uma reflexão, sobre aquilo que realmente se pretende para estas idades, pois sermos campeoes agora em nada assegura o nosso futuro, mas trabalhar para acautelar o futuro, pode ser bem mais risonho para alguns. Não encarem isto como critica mas apenas algo em que se possa pensar e reflectir, pois em qualquer coisa de mau que acontece, à sempre algo de bom a retirar, como desejo o melhor dos miudos/treinadores, é que decidi escrever algumas palavras de apoio, ao contrario do que possa parecer, isto é muito mais que uma simples critica construtiva. Por vezes as criticas, são mais importantes que alguns elogios, pois permitem-nos pensar em algumas coisas em que nunca pensamos, ou simplesmente preferimos não pensar. O presente dos nossos jovens é o futuro do nosso País.

Anónimo disse...

Deixem jogar os miúdos os titulos vem por acrescimos...... se der dá se não der não dá mas deixem jogar os miúdos!!!!!!

Anónimo disse...

Um dos pontos fortes desta equipa, é o desprezo, e é o que nós devemos mais uma vez fazer, sobre o comentário a criticar o mister!!!
Amo-te SCC e Infantis "B".
Danny

Anónimo disse...

Misteres não liguem a estes comentarios porque vocês é que sabem quem é que devem por a jogar e quem é que esta em melhor forma para os jogos porque nos jogadores antes dos jogos gritamos sempre o que é que nós queremos...ganhar...ganhar...ganhar um abraço muito grande para todo o grupo gosto muito de vocês
TITAN

Anónimo disse...

Eu vou dar um exemplo: conhecem o Moreira do Benfica? antes jogava sempre e agora nem convocado é, mas tem de andar lá a treinar com um objectivo, SER CAMPEÃO, porque se o Benfica for campeão, não é só o Quim, Rui Costa, Cardozo, Makukula, que são campeões são todos incluindo o Moreira e todos os outros que jogam menos!
Os nossos misters têm a táctica deles, eles sabem o que fazem e não os critiquem que eles não merecem, tomaram muitos serem como eles!!!
Amo-te SCC e Infantis "B"!!!
Danny